- 11 de maio de 2019
- Posted by: Marketing Moldurarte
- Categoria: Notícias
Da mesma forma que é difícil escolher o melhor suporte, escolher o melhor tipo de adesivo ou cola não é fácil. Por isso, preparamos dicas imperdíveis. Confira!
Da mesma forma que é difícil escolher o melhor suporte, escolher o melhor tipo de adesivo ou cola não é fácil. A decisão deve levar em conta, o que vai ser colado e onde será aplicado. Adesivos de pressão, adesivos em spray ou líquidos e adesivos térmicos, saiba um pouco sobre cada um aqui.
Adesivos de pressão ou dupla-face
São os mais comuns e mais encontrados no mercado. Dificilmente podem ser aplicados manualmente, geralmente são usados em calandras ou laminadoras. Conheça as principais diferenças entre eles: o tipo de adesivo usado, base d’agua ou base solvente. Os adesivos de base d’agua são menos nocivos para papéis de algodão ou alpha-celulose.
Adesivo de pressão dupla-face base d’agua com suporte em papel de fibra longa.
Colas líquidas ou colas em Spray
São as de aplicação mais fácil e método mais comum. É possível colar imagens de até um metro quadrado de tamanho, mas, com prática e habilidade, é possível até fazer maiores. Não precisam necessariamente de equipamentos para aplicação, mas o uso de prensas ou calandras pode ajudar na fixação. Com colas brancas, o recomendado é que preferencialmente sejam usadas as de pH neutro, e a aplicação geralmente é feita por rolinhos de espuma. Nas colas em spray, o mais indicado é seguir as instruções do fabricante, pois cada uma delas tem um modo de aplicação para evitar o aparecimento de bolhas no futuro. Para fotografias, as colas mais apropriadas são as que possuem o selo P.A.T ou dizem ser Photo Safe (seguras para fotografias).
Colas Térmicas
Mais raras de se encontrar. Seu uso é exclusivo em prensas a vácuo com calor. Alguns modelos permitem a reversibilidade completa, embora o processo seja complicado e delicado. Como necessita de calor para aplicação, não pode ser aplicado em certos tipos de fotografia.
Filme de adesivo térmico
A escolha do melhor tipo de cola também depende principalmente do que vai ser colado e qual suporte será a base.
Nicolau Piratininga é colaborador da Moldurarte, formado em Comunicação Social pela FAAP. Entusiasta da fotografia, realizou diversos cursos de especialização em artes e em fotografia. Possui experiência de mais de 12 anos em montagens de quadros e expertise em acondicionamento, conservação e restauro de acervos em papel. Em 2014 tornou-se o primeiro latino americano a obter o certificado Guild Commended Framer pela Fine Art Trade Guild na Inglaterra de emolduramento de obras de artes.