- 27 de fevereiro de 2019
- Posted by: Marketing Moldurarte
- Categoria: Notícias
Não existe suporte perfeito. Mas existe, o suporte ideal para cada tipo de montagem. Levando-se em conta os pontos negativos e positivos é preciso avaliar o que melhor se adequa a cada trabalho.
Não existe suporte perfeito. Mas existe, o suporte ideal para cada tipo de montagem. Levando-se em conta os pontos negativos e positivos é preciso avaliar o que melhor se adequa a cada trabalho.
Foam Board
Preço, leveza, fácil manipulação são seus principais pontos positivos. Também é muito versátil e o mais fácil para que se necessário fazer a reversibilidade ou recuperação. Como desvantagem, temos a fragilidade. Exposto diretamente sem o uso de molduras, o trabalho adesivado certamente ficará com amassados nas bordas.
Chapa de Foam Board Moldurarte
Alumínio composto
As vantagens são a leveza, a superfície lisa e a resistência. Por outro lado, o ponto de expansão é muito diferente do adesivo e do papel, além de ser o material mais pesado de todos os listados aqui.
PVC Foam
Ótimo para montagem de trabalhos pesados. Super resistentes e duráveis são uma ótima alternativa. O ponto negativo é a flexibilidade. Para trabalhos grandes é preciso fazer uma estrutura de apoio.
PS.:
Tem como ponto positivo, a leveza e a superfície muito lisa, é preciso ter em conta o rápido ressecamento, pouca durabilidade e, em alguns casos, verificar se há plasticidas nocivos à composição do papel.
Poliondas
Também apresentam como vantagem o preço e a leveza, porém é um material com plasticidas nocivos para foto, as ondulações podem marcá-la e, em alguns casos, a estética pode atrair poeira, o que requer um reforço da proteção por trás.
Passepartout
Fácil reversibilidade e alta durabilidade são os pontos positivos, é o melhor material em termos de conservação desde que este seja de qualidade arquivistica. Os problemas são as medidas restritivas e a baixa rigidez. A combinação do passeapartour e uma chapa de Foam Board pode ser uma ótima opção.
Montagem em passepartout
Eucatex
Sem dúvida a pior escolha para ser usado diretamente no trabalho. Seu corte causa sujeira, e por causa da lignina da madeira, o suporte é danoso para o trabalho. Absorve umidade e pode causar problemas irreversíveis para o trabalho.
Eucatex
Fazer a escolha do melhor material para se usar depende de uma boa avaliação do que vai ser emoldurado, como vai ser montado e onde vai ficar pendurado. Tendo estas 3 respostas em mente, fica mais fácil fazer uma boa escolha.
Nicolau Piratininga é colaborador da Moldurarte, formado em Comunicação Social pela FAAP. Entusiasta da fotografia, realizou diversos cursos de especialização em artes e em fotografia. Possui experiência de mais de 12 anos em montagens de quadros e expertise em acondicionamento, conservação e restauro de acervos em papel. Em 2014 tornou-se o primeiro latino americano a obter o certificado Guild Commended Framer pela Fine Art Trade Guild na Inglaterra de emolduramento de obras de artes.