Dicas de colagem: a escolha do suporte. Por Nicolau Piratininga

Não existe suporte perfeito. Mas existe, o suporte ideal para cada tipo de montagem. Levando-se em conta os pontos negativos e positivos é preciso avaliar o que melhor se adequa a cada trabalho.

Não existe suporte perfeito. Mas existe, o suporte ideal para cada tipo de montagem. Levando-se em conta os pontos negativos e positivos é preciso avaliar o que melhor se adequa a cada trabalho.

Foam Board

Preço, leveza, fácil manipulação são seus principais pontos positivos. Também é muito versátil e o mais fácil para que se necessário fazer a reversibilidade ou recuperação. Como desvantagem, temos a fragilidade. Exposto diretamente sem o uso de molduras, o trabalho adesivado certamente ficará com amassados nas bordas. 


Chapa de Foam Board Moldurarte 

Alumínio composto

As vantagens são a leveza, a superfície lisa e a resistência. Por outro lado, o ponto de expansão é muito diferente do adesivo e do papel, além de ser o material mais pesado de todos os listados aqui.

 Alumínio Composto 

PVC Foam

Ótimo para montagem de trabalhos pesados. Super resistentes e duráveis são uma ótima alternativa. O ponto negativo é a flexibilidade. Para trabalhos grandes é preciso fazer uma estrutura de apoio.

Placas de PVC Foam Board
 

PS.:

Tem como ponto positivo, a leveza e a superfície muito lisa, é preciso ter em conta o rápido ressecamento, pouca durabilidade e, em alguns casos, verificar se há plasticidas nocivos à composição do papel.

Chapas de PS
 

Poliondas

Também apresentam como vantagem o preço e a leveza, porém é um material com plasticidas nocivos para foto, as ondulações podem marcá-la e, em alguns casos, a estética pode atrair poeira, o que requer um reforço da proteção por trás.

Placas de Poliondas

Passepartout

Fácil reversibilidade e alta durabilidade são os pontos positivos, é o melhor material em termos de conservação desde que este seja de qualidade arquivistica. Os problemas são as medidas restritivas e a baixa rigidez. A combinação do passeapartour e uma chapa de Foam Board pode ser uma ótima opção.

Montagem em passepartout

Eucatex

Sem dúvida a pior escolha para ser usado diretamente no trabalho. Seu corte causa sujeira,  e por causa da lignina da madeira, o suporte é danoso para o trabalho. Absorve umidade e pode causar problemas irreversíveis para o trabalho.


Eucatex

Fazer a escolha do melhor material para se usar depende de uma boa avaliação do que vai ser emoldurado, como vai ser montado e onde vai ficar pendurado. Tendo estas 3 respostas em mente, fica mais fácil fazer uma boa escolha.

Nicolau Piratininga é colaborador da Moldurarte, formado em Comunicação Social pela FAAP. Entusiasta da fotografia, realizou diversos cursos de especialização em artes e em fotografia. Possui experiência de mais de 12 anos em montagens de quadros e expertise em acondicionamento, conservação e restauro de acervos em papel. Em 2014 tornou-se o primeiro latino americano a obter o certificado Guild Commended Framer pela Fine Art Trade Guild na Inglaterra de emolduramento de obras de artes.

0 0 votos
Article Rating


Inscrever-se
Notificar para
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Por favor comente.x