Tempos de crise: reclamar ou mudar? por Mariane Michels

Quadros dão vida, cor, personalidade, quadros dão o tom dos ambientes! São peças importantes e devemos tratá-la com respeito. Quando conseguimos alcançar o coração dos nossos clientes com nosso trabalho, não concorremos por preço, não passamos por fortes.

Olá, queridos! Hoje resolvi conversar com o outro lado do balcão: nossos parceiros Moldureiros.
Em tempos de crise temos duas opções nas nossas vidas empreendedoras, reclamar ou mudar! Como é muito mais fácil reclamar, geralmente é isso que fizemos. Mas convido vocês a viajarem no tempo, para o motivo que o fez abrir a sua empresa. Você viu uma oportunidade de ganhar dinheiro? Você sentiu a oportunidade de ajudar as pessoas? Você sabia bem onde está entrando? Você herdou seu negócio?

Qualquer resposta leva ao mesmo resultado: você começou, deu o primeiro passo, superou todos os desafios de início de jornada e está aqui. Você conseguiu! Você é um vencedor! E não tem problemas maiores que você não possa resolver.Temos que ter em nossos corações que nosso trabalho é uma arte! Temos que demonstrar aos nossos clientes o valor e o afeto que temos por nossos produtos!Nós emolduramos arte, tesouros, lembranças, afetos, realizações, viagens, sonhos, desejos que ficam em lares por muito tempo. Não é um produto banal, descartável e sem valor afetivo.  Fizemos parte da história de vida de nossos clientes.

Quadros dão vida, cor, personalidade, autenticidade, protesto, quadros dão o tom dos ambientes! São peças importantes e devemos tratá-la com respeito. Quando conseguimos alcançar o coração dos nossos clientes com nosso trabalho, não concorremos por preço, não passamos por fortes crises, não nos preocupamos com o mercado. Porque nós nos preocupamos com o cliente.

Existem clientes que querem preço, não importa a qualidade. E existem clientes que querem qualidade, não importa o preço. Eu convido você a tomar a decisão e começar hoje a ajustar seu posicionamento para trazer mais clientes do segundo tipo para sua empresa. Ah, falar é fácil! Quero ver colocar isso em prática, não é queridos?Isso vai doer, mas verdades serão ditas aqui!

Seja diferente

O que você tem de diferente da sua concorrência? E a mesma resposta ecoa na multidão. Minha qualidade é superior! Xiiii, resposta errada. Qualidade e pontualidade não são mais diferenciais no mercado atual, são obrigações! Seu diferencial deve ser real, a palavra já diz: DIFERENCIAL.
Busque algo dentro da sua alma, que seja genuíno e muito verdadeiro, que você acredite! Ninguém é igual a você, então quando você encontrar sua essência e colocá-la na sua empresa, nenhuma empresa será igual a sua. Alguns clientes não irão gostar do seu jeito. E isso é ótimo!

Defina o seu público

Próxima pergunta: Qual cliente sua empresa está disposta a atender? Resposta unânime: TODOS! Aiii, resposta errada. Definir o público é a primeira tarefa que temos que fazer para nos diferenciar. Exemplo: meu público mais frequente são arquitetos e decoradores que emolduram obras de arte. Conclusão: clientes exigentes, que gostam de exclusividade, de acabamento perfeito, que gostam de minos num ambiente bem decorado cercado de obras de arte inspiradoras. Seus esforços, marketing e estratégias serão direcionadas a atender de forma impecável esse tipo de cliente, e eles irão te amar, não se importarão com valores e nem com a concorrência. O trabalho fica mais restrito, mas o valor agregado nos produtos é maior, pois você de dedica integralmente ao seu público.

Em contrapartida, quando um cliente for emoldurar algumas fotos ou objetos e menor porte, por exemplo, ele se sentirá mal nesse ambiente sofisticado, achará caro, ou demorado e irá embora insatisfeito. Ele encontrará uma molduraria que faz exatamente o que ele precisa. Pois ela está disposta a atendê-lo de corpo e alma. Essa molduraria tem uma loja confortável, mas sem luxo, é ágil, não tem frescuras, tem um atendimento ótimo e sempre surpreende o cliente com o capricho da embalagem e um bônus de desconto para a próxima compra. Temos que quebrar um grande paradigma aqui.

Tenha Estratégia

Fomos ensinados que o cliente sempre tem razão. E como vimos nos casos acima, nem sempre é assim. O que existe com clareza são produtos e serviços direcionados para um público que irá te amar e fazer propaganda gratuita do seu negócio por onde ela for. Só que para alguns te amarem, outros terão que te odiar. Não tem jeito. Ser morno nessa situação, leva a mesmice, que te leva a reclamar, que o leva a colocar a culpa nos outros, na crise, nos concorrentes.

Gostar da sua empresa não é suficiente no mercado de hoje. Porque ele gosta de você só quando o preço for bom, só se você der um desconto maior que o vizinho, só se ele tiver uma vantagem. Isso não é culpa do cliente, é sua. Ele quer te amar e você não deu o próximo passo, que era cortejá-lo e encantá-lo com todos os seus artifícios! Então, agora refaço a pergunta? O que você tem de diferente da sua concorrência? 

Reflita e comece hoje a fazer pequenos ajustes que farão a diferença. Por favor, não crie desculpas e lembre-se do momento que fez você abrir sua empresa, talvez é o ânimo que você precise para tornar sua empresa melhor para você e principalmente melhor para os SEUS clientes!

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