Insights do Salone Del Mobile 2023: Tendências em Sustentabilidade, Vivacidade na decoração

A busca contínua por conhecimento e tendências no mercado de design de interiores levou a Moldurarte à 61ª edição do Salone Del Mobile, em Milão. E neste blog, compartilhamos alguns dos insights obtidos durante o evento.

O Salone Del Mobile 2023 foi marcado por sua grandiosidade, contando com a participação de mais de 2.000 marcas expositoras de 37 países diferentes. A presença de jovens designers e escolas de design de renome também enriqueceu o evento. A afluência de visitantes registrou um aumento significativo em relação ao ano anterior, refletindo a importância e a influência global do evento. Após um período desafiador, o conceito de renascimento permeou o Salone Del Mobile 2023. Nos últimos anos, a sociedade foi confrontada com adversidades sem precedentes e agora busca um novo amanhã. E a busca por uma transformação, baseada em lições aprendidas do passado, tornou-se uma prioridade. O evento representou uma oportunidade para reencontrar o que é essencial na vida e buscar uma nova forma de interação com o mundo ao nosso redor.

Tendências

1. Sustentabilidade 

A ênfase na sustentabilidade foi uma das principais tendências do Salone deste ano. Marcas e estúdios de design apresentaram soluções e produtos sustentáveis, utilizando materiais reciclados, madeira de reflorestamento e técnicas de produção com baixo impacto ambiental. O uso de móveis adaptáveis e multifuncionais também foi destacado, visando reduzir o desperdício.

2. Vivacidade

A paleta de cores do evento refletiu a prevalência de tons terrosos e naturais, transmitindo sensação de conforto e associados a texturas naturais. Cores ousadas, como amarelo-mostarda e verde-esmeralda, foram usadas para criar pontos de destaque em ambientes neutros. Cores pastel foram combinadas com tons mais escuros para criar equilíbrio e harmonia. Cores metálicas, como dourado e cobre, conferiram sofisticação aos ambientes.

3. Aconchego

A tendência de criar móveis que priorizam o conforto e aconchego foi amplamente observada no evento. Peças com estofamento macio, texturas agradáveis ao tato e formas orgânicas e arredondadas foram destaque. Materiais como linho, bouclé e veludo foram amplamente utilizados. O conforto sonoro também foi considerado, com o uso de materiais com isolamento acústico para tornar os ambientes mais silenciosos e agradáveis. 

4. Conexão com a natureza

Uma tendência presente em muitos dos espaços e produtos exibidos no Salone del Mobile foi a busca por uma maior conexão com a natureza. Os projetos buscaram incorporar elementos naturais, como plantas, madeira e pedra, tanto na estética quanto no funcionamento dos espaços.

Os espaços ao ar livre ganharam destaque, com jardins verticais, terraços e áreas de convivência que trazem a natureza para dentro dos ambientes. Além disso, foram apresentados móveis e objetos de decoração feitos com materiais naturais e sustentáveis, como rattan, vime e bambu.

Essa conexão com a natureza não apenas traz um toque de beleza e frescor aos ambientes, mas também promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Estar cercado por elementos naturais pode ter um efeito positivo na saúde e no estado de espírito das pessoas, proporcionando um ambiente mais acolhedor e relaxante.

5. Tecnologia e inovação

Apesar da ênfase na conexão com a natureza, também houve espaço para a tecnologia e a inovação no Salone del Mobile. Muitos projetos incorporaram soluções tecnológicas para tornar os espaços mais funcionais, eficientes e personalizáveis.

Foram apresentados móveis e objetos com sistemas de iluminação inteligente, que se adaptam às necessidades dos usuários e permitem criar diferentes atmosferas nos ambientes. Além disso, foram exibidos produtos com integração de dispositivos eletrônicos, como carregadores sem fio embutidos em mesas e luminárias com alto-falantes integrados.

A tecnologia também foi aplicada na produção de móveis e objetos, com o uso de impressão 3D, corte a laser e outras técnicas avançadas de fabricação. Isso permitiu a criação de peças com designs complexos e personalizados, que seriam difíceis de produzir de forma tradicional.

Gostou do conteúdo? Clique aqui para ficar por dentro das últimas tendências e receber dicas exclusivas de design de interiores, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter! 

Mantenha-se atualizado em tempo real nas nossas redes sociais e aproveite conteúdos inspiradores diretamente do seu celular.  

0 0 votos
Article Rating


Inscrever-se
Notificar para
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Por favor comente.x