Use os gatilhos mentais para sua molduraria vender mais.

Você já ouviu falar em escrita persuasiva? A habilidade de persuasão pode ser usada de diversas formas, e você não precisa ser um redator profissional para ativá-la. Persuadir significa levar alguém a acreditar, aceitar ou a decidir sobre algo. É uma técnica por meio de expressões, palavras ou gestos com o objetivo final de convencer o seu prospect ou cliente a realizar uma ação. Com certeza você já foi atraído por uma oferta de e-book em troca do seu e-mail, saiba que você pode usar essa estratégia para movimentar sua molduraria. Afinal, e-mails capturados são obras de arte no mundo digital, podem representar uma nova oportunidade de negócio.

Emails capturados são obras de arte para sua molduraria.

O que são gatilhos mentais?

O ser humano se depara diariamente com inúmeras decisões, todas baseadas em aspectos internos e externos, relacionados ao fator psicológico, que despertam uma série de clique entre dois caminhos diferentes. Tudo isso faz parte do consumo.  

Gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático” para evitar desgaste com tanta informação que recebemos. Ter uma ideia de como fazer uso desses estímulos, é uma arma poderosa para sua molduraria.

Resumindo: os gatilhos mentais facilitam o nosso cérebro no momento da tomada de decisões. E, que tal usá-los a favor da sua molduraria?

Hoje vamos falar de 4 gatilhos mentais importantes para você usar como parte integrante da sua estratégia de marketing digital. Confira!

#1 – Reciprocidade

É gerar valor esperando que o outro retribuía. A reciprocidade é algo que o ser humano sempre busca, é automático querer recompensar um favor. Mas não use esse gatilho poderoso para sair por aí distribuindo seus quadros de graça, isso é um “tiro no pé”. Você pode até usar como uma estratégia pontual, mas existem inúmeras maneiras de fazer o seu cliente se sentir grato e querer corresponder. O conteúdo de valor serve como exemplo. Aqui valem os e-books, vídeo tutorais, transmissões ao vivo.

Dica: Garanta que o presente seja relevante para o seu público.

#2 – Escassez

É explorar o receio de perder algo ou alguma oportunidade. É sobre o medo de ficar de fora. Você já deu mais valor para algo quando percebeu que perdeu? Ou que está quase fugindo do seu controle? Então, essa experiência reforça que o nosso consciente coletivo associa muito mais valor com a escassez. Quanto mais complicado, melhor! Esse gatilho pode ser usado na sua molduraria sem medo, utilizando chamadas para ação: “últimas unidades”, “somente 3 em estoque”, isso cria um desejo de compra imediatamente, ou seja, a ideia de não poder ter o leva a agir.

Dica: Esse gatilho precisa ser aplicado com sinceridade. Fale a verdade para seus clientes, nada de mentir para aumentar a sua receita.

# 3 – Aprovação social

É o gatilho que utiliza a premissa de que, se outros estão aqui, então deve ser bom estar aqui também. Exemplo: “Se esse restaurante tem essa fila, a comida deve ser ótima”. Para acelerar o processo de decisão, esse é o gatilho ideal. Pessoas que são seguidas por muitas pessoas tem mais chances de serem seguidas por novas pessoas. Como usar na sua molduraria? Comece a construir uma audiência pública no Instagram, Facebook ou outra rede social.

Dica: Trabalhe seu branding pessoal, tome cuidado com a escrita ou vídeo próprios, isso fará com que você se diferencie para seus seguidores.

# 4 – Afeição

As pessoas tendem a comprar de quem gostam e conhecem. É a relação de semelhança, que faz alguém emoldurar quadros sem mesmo ter a necessidade porque você foi muito atencioso ou vocês tinham algo em comum, como ser fã do mesmo artista plástico. Você criou uma afeição com ele, aproveite esse elo! Quando acontece uma identificação com um cliente, os resultados são muito positivos.

Dica: Conte histórias para criar uma relação de semelhança, proximidade e afinidade com o seu cliente.

Leitura obrigatória para sua molduraria

A palavra Gatilho Mental foi introduzida no Marketing por Robert Cialdini, ele é autor do famoso livro: As Armas Persuasão. Gatilhos são formas de você utilizar o comportamento humano para que acelere as tomadas de decisões.

“Usamos as ações dos outros para decidir sobre o comportamento adequado para nós mesmos, especialmente quando vemos os outros como nossos semelhantes”. Robert Cialdini

O livro “Armas da Persuasão” ensina sobre como aplicar os gatilhos mentais no dia a dia.

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Vanderlei
Vanderlei
2 meses atrás

Muito ultil

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